Exercício B 10
Pesquisa on-line de dissertações / teses ( mestrado e doutoramento ) e outros recursos
A) Portal UMI – University microfilms
http://www.proquest.com/en-US/products/brands/pl_umi.shtml
University Microfilms International ou UMI, foi fundada em 1930 por Eugene Power em Ann Arbor. Em Junho de 1938, Power trabalhou em dois quartos alugados a partir de um centro de Ann Arbor funerária, especializada em microfotografia a preservação de acervos bibliográficos. Este foi o fundamento da University Microfilms International e Proquest.
Logo depois, criou "proposta de filmagem dissertações", para "os estudantes de pós-graduação com uma alternativa económica para impressão em offset, como meio de satisfazer as suas exigências de publicação de doutoramento".[1] Actualmente, a maioria das instituições de ensino na América do Norte publicam as suas teses de doutorado através UMI.
Em 1989, "UMI voltou para sua raízes II Guerra Mundial através da criação de uma Divisão de Preservação dedicada a captar e preservar o conteúdo intelectual sendo perdidos para a deterioração do material."[1]
Em 1995, a UMI disponibilizou bancos de dados online disponível gratuitamente, que foi a origem da ProQuest Online Information Service. A Biblioteca do Congresso reconhece-o como o repositório oficial "offsite para teses e dissertações em formato electrónico".[1]
A ideia de adopção universal da publicação de microfilmes de dissertações de doutoramento foi aumentando consideravelmente por dois artigos, pesquisado e escrito por um destinatário então recente do doutorado em História na Universidade de Stanford. Vaughn Davis Bornet apreendidos na ideia e publicou "Teses de Doutoramento e do fluxo de Bolsa de Estudo"[2] e "Microfilm Publicação de Doutorado Dissertações".[3] Numa carta cortês, o presidente da UniversitáriorMicrofilmeslmes agradeceu a Bornet graciosamente, o qual reconheceu que os artigos tinham favorecido o objectivo de aceitação geral da publicação microfilme a nível nacional.
A abóbada microfilme UMI constitui a maior colecção de microfilmes disponíveis comercialmente no mundo. Com 2,2 biliões de imagens e 500 anos de informações, elaborado a partir de milhares de obras literárias, jornalísticas e académicas. Todos os anos são adicionados milhões de imagens de informações contemporâneas.
Hoje, UMI continua a produzir muitos produtos no UMI micro fichas e de impressão, como colecções de pesquisa, jornais e índices.
http://www.proquest.com/en-US/products/dissertations/individuals.shtml
Praticamente todas as bibliotecas de pesquisa em todo o mundo dá acesso ao Pro Quest Dissertations & Theses (PQDT) banco de dados através de um ou outro formato.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário