terça-feira, 27 de outubro de 2009

Exercício B 11
Recolha de informação numa lista de correio electrónico/ lista de distribuição
As listas de distribuição são endereços colectivos de correio electrónico, que servem para distribuir uma mensagem por um conjunto de utilizadores. Por isso, elas são utilizadas para grupos de discussão sobre determinados assuntos, difusão de informação entre os membros de organizações, anúncios e informações a clientes de certos produtos e serviços, distribuição de revistas electrónicas, etc.
Para participar nesta como em qualquer Lista de Distribuição de Email, é necessário assiná-la, isto é, solicitar que o nosso endereço de correio electrónico seja acrescentado à mesma. Geralmente, após o pedido de assinatura o servidor solicita-nos confirmação do pedido e, posteriormente, remete-nos uma mensagem sobre o funcionamento e objectivos da lista, comandos disponíveis, etc. A partir desse momento, passaremos a receber todas as mensagens enviadas para a lista pelos seus membros e poderemos enviar as nossas próprias mensagens, que serão distribuídas imediatamente (listas não-moderadas) ou avaliadas (listas moderadas) quanto à sua pertinência.
Com o mesmo trabalho que se teria, consegue-se chegar a mais pessoas aos mesmo tempo alargando os receptores e por sua vez o número de possíveis pessoas a responder, melhor dizendo, a participar. Tudo isto, só é possível, porque há um servidor próprio na Web que se encarrega de distribuir o email por todos os participantes. Grosso modo, funciona como um carteiro, porta a porta, já que ele entregará todos os "emails" e independentemente do servidor de destino (Sapo, Hotmail, Clix, Yahoo, Prof2000, Megamail, etc. )
Um lista de endereços electrónicos (às vezes escrito como elist ou e-lista) É um uso especial de e-mail que permite a ampla distribuição de informações para muitos Internet usuários. É similar a uma tradicional list - Uma lista de nomes e endereços - como pode ser mantido por uma organização para o envio de publicações de seus membros ou clientes, mas geralmente se refere a quatro coisas: uma lista de endereços de e-mail, as pessoas ( "assinantes") que recebem e-mail para os endereços, as publicações (mensagens de e-mail) enviado para os endereços, e uma reflector, Que é um endereço único e-mail que, quando designada como o destinatário de uma mensagem, irá enviar uma cópia dessa mensagem a todos os assinantes.

http://gislounge.com/
To What End, GIS?
Carreira, Issues in GIS
Conselhos para o Novato GIS
Carreira
GITA Ontário Fall Capítulo Forum 2009 - Oakville, ON - 4 de novembro de 2009
Conferências
Nova Cartographic Design para o Google Maps
Google Maps
Free Book com ESRI Survey
Free GIS
22 de Outubro de 2009
GIS Career Resources
Carreira, Biblioteca
21 de Outubro de 2009
SIG em Trânsito: O Caminho para o Sucesso em Trânsito Conferência SIG - St. Petersburg, FL - November 16-18, 2009
Conferências
20 de outubro de 2009
ESRI lança Free Site Mapping
ESRI, Free GIS, Internet Mapping
19 de outubro de 2009
Atlanta OpenStreetMap de Mapeamento Maratona
Dados, Wikis
CARIS 2010 - Miami, FL - March 22-25, 2010
Conferências
18 de outubro de 2009
USGS Earthquake Twitter Detector
Dados, Gestão de Emergência
Terremotos e GIS
Dados, Link Library
Próxima página →
Voltar aos arquivos
http://gislounge.com/archives/
b) A Internet trouxe a chamada era da informação
Como no passado, as evoluções tecnológicas trazem novas realidades, que tem inevitavelmente consequências da mais diversa ordem. Penso que é inevitável as consequências sociais que a descoberta do caminho para a informação trouxe à humanidade. Ela, a informação, não está só nos locais tradicionais, está à disposição de todos em todo o lado e de modo instantâneo. Assim à mediada que os dados são colocados on line, dispersam-se em milhões de terminais, colocando-se assim novas problemáticas, relativas à privacidade, distribuição da informação. Não se pode parar a evolução, não podemos alhearmos-nos da realidade. Então conseguirá a ética protegermos-nos? Ajuda-nos, certamente no nosso trajecto de ser humano, com a consequente criação de mecanismos que possam proteger o individuo, mas que não poderá evitar um colectivo mais presente e diferente. A sociedade americana - Association for Computing Machinery (ACM), elaborou um código de ética, que contem alguns princípios.

Sem comentários:

Enviar um comentário