Exercício B4
B-ON
O que é ?
http://www.bon.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=116&Itemid=34&lang=pt
http://www.umic.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=7&Itemid=212
A b-on, Biblioteca do Conhecimento Online, reúne as principais editoras de revistas científicas internacionais de modo a oferecer um conjunto vasto de artigos científicos disponíveis on-line.
Visa possibilitar o acesso electrónico às principais fontes de conhecimento, abrangendo todas as áreas científicas, e estimular as condições de acesso à informação científica por parte da comunidade académica.
A Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) disponibiliza o acesso ilimitado e permanente nas instituições de investigação e do ensino superior aos textos integrais de mais de 16.750 publicações científicas internacionais de 16 editoras, através de assinaturas negociadas a nível nacional com essas editoras.
Evolução da b-on
Esta biblioteca começou a ser planeada em 1999, altura em que na programação do Quadro Comunitário de Apoio foi referida por "Biblioteca Nacional de C e T em Rede". Em 2000, o OCT – Observatório das Ciências e Tecnologias procedeu a um levantamento exaustivo das assinaturas de revistas científicas de todas as instituições portuguesas para preparar as negociações com as editoras, em 2001 foi disponibilizada a importante ferramenta de bibliografia científica Web of Knowledge , do Instituto de Informação Científica de Filadélfia, que permitiu o acesso a títulos, resumos e informação de citações e impactos de cerca de 8.500 revistas, incluindo registos desde 1945. Também em 2001 foi iniciada pelo OCT a negociação com as principais editoras. A disponibilização dos textos integrais das primeiras 3.500 publicações, de 6 editoras, foi assegurada em Março de 2004. Em 2005 a biblioteca passou a disponibilizar os textos integrais de mais de 16.750 public A b-on integra conteúdos subscritos e gratuitos das seguintes tipologias:
Quem pode aceder?
A área de acesso geral do portal da b-on conta agora com uma secção dedicada a cada tipo de utilizadores, designadamente estudantes, professores, investigadores, profissionais de saúde e bibliotecários, uma secção de ajuda renovada e enriquecida por um conjunto de módulos de e-learning e, finalmente, uma secção de testemunhos de utilizadores e de recolha de sugestões. Numa área de acesso restrito o sítio coloca ao dispor dos bibliotecários os dados da instituição aderente, informação suplementar relativa a comunicação e disseminação, formação, vários recursos e ainda dados de utilização. O portal da b-on foi desenvolvido pela equipa da b-on na FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional e por uma empresa nacional de relevo nesta área. O projecto contou ainda com o apoio de elementos externos que participaram nos testes de usabilidade. O novo portal foi certificado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP relativamente a acessibilidade e teve o apoio do Grupo Acesso da UMIC para a melhoria da acessibilidade ao longo do seu desenvolvimento. Este portal, além de funcionar com o tradicional protocolo IPv4, é agora compatível com o protocolo IPv6 desenvolvido para ultrapassar as limitações de endereçamento na Internet que no protocolo IPv4 serão esgotadas nos próximos anos.
Regras de utilização
http://www.b-on.pt/downloads/Ajuda/guia_utilizador_2008.pdf
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário