Pesquisa on-line de informação sobre investigação científica, obras e currículos de investigadores

a) Portal “ Plataforma Nacional de Ciência e Tecnologia “ - Plataforma DeGóis
http://www.degois.pt
A Plataforma de Curricula DeGóis é um instrumento de recolha, disponibilização e análise da produção intelectual, científica e outras informações curriculares dos Investigadores Portugueses. Consiste num portal cujas principais funcionalidades são a gestão individual do curriculum por parte do utilizador, a consulta de indicadores, a visualização de curricula mediante pesquisas baseadas em critérios relacionados com o conteúdo do curriculum e a administração institucional.
Curriculum DeGóis
O sistema de gestão de curricula (curriculum DeGóis) permite ao investigador que regista o seu curriculum introduzir os seus dados pessoais, o seu endereço, tanto pessoal como institucional, a sua formação académica, as suas actividades profissionais, línguas faladas, prémios e títulos obtidos e linhas de investigação, bem como todos os tipos de produção científica, e a descrição detalhada dos projectos de investigação em que esteve ou está envolvido. Permite também informar sobre orientações e participações em júris em que colaborou.
Plataforma DeGóis é propriedade da FCT, organismo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que, através de um protocolo quadripartido entre a FCT, o Ministério da Ciência e Tecnologia Brasileiro, o laboratório Gávea do Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho e o grupo Stela da Universidade Federal de Santa Catarina no Brasil, garante a manutenção dos princípios básicos da Plataforma DeGóis, e estabelece a forma jurídico-institucional com que o projecto será desenvolvido.
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
A missão da FCT é promover continuadamente o avanço do conhecimento científico e tecnológico em Portugal, explorando oportunidades que se revelem em todos os domínios científicos e tecnológicos de atingir os mais elevados padrões internacionais de criação de conhecimento, e estimular a sua difusão e contribuição para a melhoria da educação, da saúde e do ambiente, para a qualidade de vida e o bem estar do público em geral.
b) Portal “ Scien TI – rede Internacional de Fontes de Informação e conhecimento para a gestão de Ciência, tecnologia e Inovação”
http://www.scienti.net/php/index.php?lang=pt
ScienTI é uma rede pública de fontes de informação e conhecimento que, com o objectivo de contribuir para a gestão da actividade científica, tecnológica e de inovação, promove um espaço público e cooperativo de interacção entre os actores dos sistemas e comunidades nacionais de ciência, tecnologia e inovação dos países membros; que são: Argentina , Brasil , Chile , Colombia, Cuba , Equador , México , Panamá , Paraguay , Peru , Portugal e Venezuela.
Os princípios de concepção, desenvolvimento, disponibilização e operação das Fontes de Informação da Rede SCienTI prevêem o atendimento às necessidades dos diversos actores ligados à CT&I, como pesquisadores, estudantes, gestores, etc.
Tanto a captura e formação das informações nacionais de CT&I, como sua divulgação pela Web, são flexíveis às decisões de cada participante da Rede SCienTI. Na origem das informações está o processo com que cada país deverá organizar seus dados nacionais.
O conjunto de sistemas, bases de dados e portais desenvolvidos no âmbito da Rede SCienTI forma a arquitectura integrada dos seguintes componentes de Fontes e Tecnologia da Informação:
O site tem um motor de busca e diferentes fontes de informação, tais como:
Bases de currículos nos países
http://www.scienti.net/php/level.php?lang=pt&component=17&item=121
SciELO
http://search.scielo.org/?q=(Ciencia%20OR%20Science)%20AND%20(Tecnologia%20OR%20Technolog$)%20AND%20(Innova$%20OR%20Inova%E7$)%20&where=ORG
O site tem três idiomas, castelhano, inglês e português.
c)Canal “euroCRIS – current Research Information Sytems “
http://www.eurocris.org/
euroCRIS
A associação de profissionais especialistas, CRIS e guardião da CERIF é dedicada à melhoria da disponibilidade de informações da investigação. Os membros euroCRIS trabalham em conjunto para melhorar a forma de utilização avançada das TIC para melhorar a disponibilidade de pesquisa de informação e qualidade - utilizando banco de dados avançado, conhecimentos, processos , interface de usuário, computação e tecnologias GRID. A euroCRIS trabalha com seus parceiros estratégicos para "espalhar a palavra 'informações sobre a investigação e a sua importância.
A euroCRIS é uma associação sem fins lucrativos e tem como objectivo ser o ponto de referência internacionalmente reconhecido por todas as questões relativas à Current Research Information Systems (CRIS).
A associação possui uma marca registada e presença na Internet (www.eurocris.org), que também fornece as informações de contacto oficial. A associação reúne especialistas no domínio da CRIS.
A euroCRIS é dedicada à melhoria da disponibilidade de informações da investigação. A associação é guardião da Comum Europeu de Informações de Investigação (CERIF). Há uma norma internacional para a CRIS, que é uma recomendação da União Europeia aos Estados-Membros. A euroCRIS estimula a aplicação do CERIF-CRIS compatível. Objectivo final é implementar todas as CRIS relevantes (relacionados) de sistemas progressivamente sobre uma plataforma GRID, a fim de obter vantagem máxima para a investigação europeia em todos os níveis.
Na realização desta missão capitaliza euroCRIS sobre a evolução internacional no domínio da ciência e da política de ciência, nomeadamente com referência ao Espaço Europeu da Investigação (ERA) e a evolução das necessidades das partes interessadas.
d) Da análise dos três sites verifiquei que são todos muito importantes para auxiliar o investigador em geral, mostrando ter solidez. São apoiados e financiados também pelos diferentes Estados intervenientes, nomeadamente o Português através do Ministério da Ciência, tecnologia e do ensino superior.
Sem comentários:
Enviar um comentário