sábado, 28 de novembro de 2009

Exercício C3 b)

Evolução da População Portuguesa

Analisando os dados relativos à população Portuguesa, pode-se dividir em três grupos o período analisado, ou seja de 1861 a 2007.
O último censo é do ano 2001. Em 2007 são valores por estimativa
Assim, no primeiro período, que decorre durante o século XIX e até à 1ª guerra mundial, a população evolui a ritmo constante e idêntico. Nesta guerra mundial em que Portugal participou, contribuiu para a quase estagnação da população na década 1911- 1920.
Com o fim da guerra o ritmo foi acelerado até aos anos sessenta, este é o segundo período.
No 3º, que decorre desde os anos sessenta até 2001, o ritmo de crescimento da população voltou ao ritmo do primeiro período.
Os valores por estimativa de 2007 indicia haver um novo impulso que se poderá confirmar com o censo que vier a decorrer.
Em síntese, pode-se dizer que a evolução da população teve uma tendência igual, mas que foi alterada por um crescimento forte durante meio século, após os anos 20.
O fim da guerra, as melhores condições de vida oferecidas pelo século XX, permitiram um crescimento rápido, mas com uma sociedade diferente a partir dos anos 60, o primeiro choque petrolífero de 1973 e a revolução no ano seguinte, acentuaram essa diferente sociedade que já havia começado noutras democracias, com a consequente alteração das mentalidades e desse modo o controlo do nascimento. Neste 3º período a população cresce menos não porque a taxa de mortalidade volte aos valores do século XIX, mas porque a taxa de natalidade desce razoavelmente. No entanto é ainda de referir e com significado, a forte emigração dos anos 60 e 70 e também a guerra ultramarina, da mesma época.

Sem comentários:

Enviar um comentário